6 de outubro de 2015

Programa do Evento Dream Teens

DT_Programa.jpg
Dia 1 de novembro está a chegar, e contamos com a tua participação no Evento Dream Teens!
Se tens perguntas e dúvidas, como, por exemplo:
Como me desloco para o evento?
Se chegar mais cedo, o que faço?
Posso contar com o almoço?
Fala com o teu coordenador, que ele saberá responder!
Contamos com a tua presença!

És Dreamer? Este vídeo é para ti!


5 de outubro de 2015

Maçã de Alcobaça apoia o Dream Teens

Maçã Alcobaça.jpg

O Clube da Maçã de Alcobaça é gerido pela Associação dos Produtores da Maçã de Alcobaça - APMA, e promove um produto nacional produzido nos concelhos do litoral Oeste - a Maçã de Alcobaça. http://www.clubedamaca.pt
Dreamers, no dia 1 de novembro venham comer Maçã de Alcobaça no nosso Encontro! (não sabe como? Pergunte ao seu coordenador :)

4 de outubro de 2015

Partilha a tua história

interrogação.jpg

Os Dreamers estiveram recentemente reunidos via skype para falarem sobre formas de incentivarem a participação no Projeto. Surgiu a ideia de usarmos este blog de uma forma um pouco diferente… Incluindo a TUA participação! Assim, para além de teres acesso às nossas ideias, sugestões ou projetos desenvolvidos, também terás a oportunidade de nos enviar ideias para temas, debates ou entrevistas que serão depois desenvolvidos pelos Dreamers.
Se, por outro lado, já tiveres os teus próprios projetos e achares que ainda não tiveste o devido reconhecimento, ficamos à espera de um email teu para o dt.partilhaatuahistoria@sapo.pt !
Ganhaste recentemente uma prova de equitação? Escreveste um livro? Desenvolveste um projeto a nível das artes? Descobriste cientificamente algo novo? Se tens entre os 11 e os 20 anos, não fiques aí sentado e envia-nos um email com o teu nome, idade, localidade e experiência pela qual passaste!
Não há melhor maneira de aprendermos do que partilharmos histórias, experiências e, eventualmente, emoções! 
Estamos à distância de um clique dt.partilhaatuahistoria@sapo.pt.
Ficamos à TUA espera!

Daniela Guilherme, Sara Fialho, Manuel Magalhães,
Marta Martins, Nelson Rebelo e Teresa Carreira

3 de outubro de 2015

Fundação Calouste Gulbenkian e a história de um homem que soube usar sua fortuna e poder em benefício da humanidade

Gulbenkien.jpg 
Sabias que...
A Fundação Calouste Gulbenkian é um dos parceiros do projeto Dream Teens? E que esta Fundação apoia e patrocina, de forma exemplar, a arte, a cultura e a educação no nosso país e no mundo?
Calouste Gulbenkian era um generoso filantropo. Mantendo a tradição dos seus antepassados, apoiava várias instituições de beneficência arménias, incluindo o hospital S. Pirgiç em Istambul, onde se encontra o jazigo dos seus pais. Grande parte da sua coleção de arte arménia foi deixada ao Museu Arménio em Jerusalém. Mas a sua ação filantrópica não se limitava às Comunidades Arménias. Ao longo da sua vida, Gulbenkian fez doações regulares a uma panóplia de outras boas causas, evitando sempre que possível o reconhecimento público.
Nascido súbdito arménio do sultão otomano, adquiriu a nacionalidade britânica em 1902 e conservou-a até ao final da sua vida. Contudo, isto não o impediu de prestar serviços diplomáticos tanto ao Império Otomano como ao Império Persa. Depois de três décadas em Londres, a partir de 1918 Gulbenkian passaria a maior parte do seu tempo em Paris, mudando-se para Lisboa em 1942.
Em abril de 1942, em plena II Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian encontra-se em França, mas decide procurar abrigo num país neutro. A escolha recaía entre a Suíça e Portugal. Gulbenkian estabelece-se em Portugal graças à sua situação geográfica: caso fosse necessário, poderia escapar pelo mar para os Estados Unidos. Acabaria por ficar até à sua morte. A pacatez social de Lisboa, o sistema fiscal que encontrou, e a não interferência dos media terão provavelmente pesado na sua decisão. Em Lisboa, Gulbenkian sente-se bem acolhido. Mais tarde, escreverá que “nunca havia sentido em mais lado nenhum" uma hospitalidade como a que o rodeou em Lisboa, uma cidade tranquila numa Europa devastada pela guerra.
O Hotel Aviz, em Lisboa, foi a sua casa durante 13 anos. Calouste Gulbenkian morreria em Lisboa, a 20 de julho de 1955, aos 86 anos. No seu testamento estabeleceu a constituição de uma fundação internacional, com o seu nome, herdeira do remanescente da sua fortuna, com sede em Lisboa, presidida pelo seu advogado de confiança, Lord Radcliffe. A ele confiou a missão de agir em benefício de toda a “humanidade”. Esta fundação deveria refletir o que considerava as suas maiores proezas: a sua coleção de obras de arte e o seu papel como “arquiteto de empreendimentos”, concebendo estruturas para englobar e reunir diferentes nações, grupos e interesses. 

2 de outubro de 2015

Dar voz aos jovens!


Ninguém me ouve, não tenho voz, não faço a diferença, não, não, não...
Tenho voz, faço a diferença, utilizo o espaço que me é dado para divulgar e expressar as minhas ideias e o que acredito, e quero que os outros jovens se sintam ouvidos e representados.
Expressão e Participação, dois direitos por mim adquiridos! Sou um Dreamer. Sonho, faço a diferença e mudo minha realidade.
Até breve!