2 de outubro de 2015

Boss AC, um poeta do Rap português (embaixador Dream Teens)


Um dos pioneiros do rap em Portugal, dono de uma extraordinária capacidade de descrever sentimentos e de os transformar em música, Boss AC,teve sempre o mérito de arriscar ao procurar novos horizontes e quebrar barreiras do género Hip Hop. Muitos milhares de discos vendidos, centenas de espectáculos realizados um pouco por toda a parte, tudo conquistado pelo seu inegável talento. Com mais de vinte anos de carreira e a caminho do sexto álbum de originais, a sua música já percorreu os cinco cantos do mundo, mas continua a medir o sucesso por tudo o que ainda falta fazer.
"Tudo começou com um vídeo que postei na minha página oficial no Facebook. Peguei na guitarra e criei a minha versão de “Don't worry, be happy” uma música original de Bobby McFerrin que foi um grande êxito nos anos 80 com a sua mensagem positiva. Fi-lo para me divertir e para divertir os amigos que me acompanham na página. A brincadeira correu bem e a malta incentivou-me a gravar a música “como deve ser” e que se o fizesse as pessoas iam gostar muito. Disseram-me isso tantas vezes que... acreditei. Sem stress, sem pressões, só porque sim. Foi assim que gravei a música e o vídeo. Com a boa onda e a boa vibração que o reggae transmite. E quando me perguntam pelo álbum novo, respondo: tem calma, relaxa! "
Lançou-se nas composições musicais no final dos anos oitenta, quando ainda era adolescente e vivia no centro de Lisboa, onde a cena emergente se reunia para dar início ao movimento Hip-Hop, influenciado pela cultura Norte Americana e pelas sonoridades que chegavam, do outro lado do Atlântico. Num conjunto restrito de jovens que procuravam demonstrar as suas qualidades, Boss AC cedo revelou o seu invulgar talento.
De origens cabo-verdianas, filho da cantora Ana Firmino, o seu primeiro registo discográfico remonta ao ano de 1994, com a sua participação em "Rapública", compilação que reunia a nata dos então rappers nacionais. De todos eles é, ainda hoje, dos poucos que continuam a assinar sucessos no rap nacional.
O álbum de estreia, "Mandachuva", de 1998, gravado nos Estados Unidos, revelou uma maturidade rara e prenunciou o redefinir de novos caminhos na música de AC e do Hip Hop nacional.

Sem comentários: