7 de agosto de 2015

O que é isso de CULTURA? (Parte I)

 

Debato a cultura durante o pequeno almoço, num parque perto de casa enquanto bebo café e observo as pessoas à minha volta. Os mais velhos leem o jornal, de uma ponta à outra. Pergunto-me se os jornais se apercebem disso, do facto de serem os mais velhos a os lerem. Nunca na minha curta vida de 17 anos li um jornal inteiro, tal como muitos outros jovens. Será que isso faz de mim inculta(o)?

O que é isso de cultura?
Todo o conhecimento é cultura. Existem vários tipos de conhecimento, como o conhecimento por contacto, o conhecimento prático e o conhecimento proposicional. A cultura não é um deles, mas todos eles. Sentir a velocidade e as rotações quando se está numa montanha russa é cultura tal como saber arranjar um motor de um automóvel é cultura e tal como conhecer o enredo de 1984 é cultura. 
O conceito de cultura é extremamente abrangente, diversificando-se em diferentes ramos e vertentes que deambulam desde um simples costume até ao alcance de um saber maior. Todo este processo de constante aprendizagem e contato com o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento pessoal do indivíduo e proporciona um leque muito mais abrangente de opções de vida e maneiras de pensar.
Alguns jovens usam uma definição de cultura muito parecida com a que pode ser encontrada no dicionário, outros associaram-na com religião, política e outras coisas que não lhes interessam, “que chato isso de cultura”. Alguns outros defendem que cultura tem a ver com as grandes artes, com a história do país e com a maneira como vivemos. 
No entanto, a cultura é desenvolvida todos os dias, tanto a nível de sociedade como a nível pessoal. A sociedade desenvolve cultura com os seus artistas, os seus escritores, quando nela é produzido algo novo. (aguarda a 2ª Parte que sai na segunda-feira)

Post de autoria colectiva: Carolina Castro, David Clemente, Diana  Flor Matos e Manuel Magalhães (Jovens do Tema 3)

Fonte imagem: http://www.citador.pt/cartoons.php?idc=5&Fernando_Pessoa_Cultura

Sem comentários: